Escola Secundária Gabriel Pereira

Curso Profissional
Técnico de Manutenção Industrial / Electromecânica

O que é?

O Técnico de Manutenção Electromecânica é o profissional qualificado, apto a orientar e a desenvolver actividades na área da manutenção, relacionadas com análise e diagnóstico, controlo e monitorização das condições de funcionamento dos equipamentos electromecânicos e instalações eléctricas industriais. Planeia, prepara e procede a intervenções no âmbito da manutenção preventiva, sistemática ou correctiva, executa ensaios e repõe em marcha de acordo com as normas de segurança, saúde e ambiente e regulamentos específicos em vigor.

Práticas Oficinais - CAD

O que faz?

As actividades principais desempenhadas por este técnico são:

» Interpretar desenhos, normas e outras especificações técnicas, a fim de identificar formas e dimensões, funcionalidade, materiais e outros dados complementares relativos a equipamentos electromecânicos e instalações eléctricas industriais;
» Controlar o funcionamento dos equipamentos, detectar e diagnosticar anomalias;
»Planear, desenvolver e controlar os trabalhos de manutenção e de conservação, em equipamentos e instalações, de acordo com as normas de segurança, saúde e ambiente e regulamentos específicos em vigor;
»Avaliar e providenciar os meios humanos e materiais necessários à intervenção de manutenção, tendo em consideração os prazos para execução;
» Planear e estabelecer a sequência e os métodos de trabalho de desmontagem, reparação e montagem de componentes e/ou equipamentos e definir a aplicação de processos, materiais e ferramentas adequadas à execução dos trabalhos, de acordo com o diagnóstico efectuado;
» Controlar e avaliar as intervenções de manutenção e os equipamentos intervencionados, utilizando instrumentos adequados;
» Proceder à instalação, preparação e ensaio de vários tipos de máquinas, motores e outros equipamentos industriais;
» Colaborar no desenvolvimento de estudos e projectos de adaptação de sistemas e equipamentos para melhoria da eficiência, ganhos de produtividade e prevenção de avarias.

Que certificação obtém?

Obtém uma dupla certificação após a conclusão do curso - o diploma do 12º ano de nível secundário de educação e o certificado de qualificação profissional de nível 4.

Plano de estudos:

Componentes
de Formação

Total de horas
(a) (3 anos)

Sóciocultural

320

Língua Estrangeira I, II ou III (b)

220

Área de Integração

220

Tecnologias de Informação e Comunicação

100

140

1000

Científica

300

Física e Química

200

500

Técnica

Tecnologia e Processos (c)

400

Organização Industrial (c)

80

Desenho Técnico

150

Práticas Oficinais (c)

470

Formação em Contexto de Trabalho

600

1700

TOTAL DE HORAS DO CURSO

3200

(a) Carga horária global não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação. A gerir pela escola, de acordo com o estabelecido no Anexo VI do Decreto-Lei n.º 91/2013, de 10 de julho, e de mais regulamentação aplicável.

(b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará, obrigatoriamente, uma segunda língua no ensino secundário. Pode ser uma das seguintes:
Inglês (inic cont) ; Francês (inic cont) ; Alemão (inic cont) ; Espanhol (inic cont)

(c) Esta disciplina contempla módulos específicos para cada uma das variantes do curso.

976774
HojeHoje614